3 filmes nacionais de 2019 para entender a nossa situação


por Matheus Souza 

 A arte é uma ferramenta que também pode nos servir como registro do seu tempo, pois reflete e expressa, de maneira poética e/ou documental, situações e momentos de um período. Busquei por selecionar três filmes nacionais que discutam questões de nosso tempos (e por que não de todos os tempos?).

 Estou me guardando para quando o carnaval chegar




 O diretor marcelo Gomes já nos presenteou com obras cinematográficas que discutem diversas situações e momentos históricos de nosso país, nesse filme, que é sua estréia com documentários, ele nos mostra a capital do jeans, a ilusão de autonomia do trabalho e a luta que é travada durante um ano para conseguir alguns dias de folga no carnaval.

No coração do mundo



O filme se aprofunda na busca de jovens pelo seu sonho, por uma vida melhor, de acordo com seus desejos, infelizmente de uma maneira trágica através do crime. A atmosfera do filme é de não haver mais esperança e nos dá um certo entendimento de que é isso, essa é a vida. Uma experiência única, que teve seu embrião no curta-metragem “Contagem”. Você encontra fácil o curta nos portais e festivais da interwebs.

Bacurau




Ok, talvez seja um dos filmes nacionais mais hypado do ano e fico feliz que assim seja. É difícil falar desse filme sem dar spoilers, mas ao meu ver o filme são momentos entre vítima e algoz em constante opressão, assim como na história do nosso país, desde colônias até as relações atuais.

Deixo essas recomendações por ora, concorda? Qual filme você recomendaria nessa lista? Contaí C:

Comentários